VÍDEO: Tornado causa destruição e deixa 5 mortos e mais de 400 feridos no Paraná
Autoridades afirmam que mais da metade do município foi afetada, com destelhamentos e colapso de algumas construções. Governador diz que Defesa Civil está em alerta
Por Wesley Bischoff, Caio Budel, g1
08 de Novembro de 2025 às 06:50
A passagem de um tornado na tarde desta sexta-feira (7) deixou cinco mortos e mais de 430 feridos no estado do Paraná, sendo 4 em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, segundo a Defesa Civil. Imagens da cidade mostram casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão.
No início da noite, o Corpo de Bombeiros da cidade havia informado a morte de cinco pessoas. Durante a madrugada, o número foi corrigido para quatro, após a corporação constatar que uma das vítimas havia sido contabilizada duas vezes — em Rio Bonito do Iguaçu e também em Laranjeiras do Sul. Já na manhã deste sábado (08), uma nova morte foi confirmada em Guarapuava.
Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções.
Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba.
- As autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda.
- As autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda.
- Às 19h de sexta-feira, mais de 3 mil imóveis da cidade estavam sem luz. A distribuição de água também foi afetada.
O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que o número de vítimas pode aumentar. Segundo ele, equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para apoiar os trabalhos.
“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse.
Ambulâncias foram enviadas para a região. Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, aeronaves também vão auxiliar no resgate.
➡️ A tempestade que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi causada por um tornado formado dentro de uma supercélula, segundo o Simepar.
- O tornado foi classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h.
- Técnicos avaliam se pontos do município tiveram rajadas acima de 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.
- O governo informou que estragos também foram registrados em Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.
Últimas notícias
Mais de 96 mil estão inscritos em Alagoas para o Enem a partir deste domingo
Ancelotti diz esperar por Neymar e cogita testá-lo como falso 9
Atacante da Série B volta a ser convocado e briga por vaga para jogar a Copa de 2026
Final da Copa do Brasil Feminina será disputada no dia 20 de novembro
Após ter recurso negado pelo STF, Bolsonaro já pode ser preso?
Homem que matou mulher com 15 facadas por suspeitar de furto de carteira é condenado a 16 anos de prisão, em Arapiraca
Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue neste mês
Pedro apresenta melhora e Flamengo projeta retorno aos treinos