Atacante da Série B volta a ser convocado e briga por vaga para jogar a Copa de 2026

Holandês naturalizado cabo-verdiano, Alessio da Cruz defende o Athletic e vai participar de competição amistosa com a seleção africana na data FIFA

Por Luís Fellipe Borges, Globo Esporte 08 de Novembro de 2025 às 07:03
Compartilhe Google News
 Atacante da Série B volta a ser convocado e briga por vaga para jogar a Copa de 2026
Imagem: Atacante Alessio da Cruz, que estava no Fortuna Sittard, defende o Athletic — Foto: Fortuna Sittard/Divulgação
Após ficar fora da última convocação de Cabo Verde nas Eliminatórias Africanas, o atacante Alessio da Cruz, que defende o Athletic na Série B do Campeonato Brasileiro, voltou a ser chamado pela seleção para amistosos nesta data FIFA. O país, que se classificou para a Copa do Mundo pela primeira vez na história, vai disputar um torneio em Dubai junto com Irã, Uzbequistão e Egito.

Nascido na Holanda e descendente de cabo-verdianos, Alessio briga por uma vaga no elenco dos Tubarões Azuis que vai participar da Copa em 2026 no Canadá, nos Estados Unidos e no México. Ele entrou em campo em três partidas das Eliminatórias.

Em outubro, o jogador de 28 anos celebrou a classificação inédita de Cabo Verde ao Mundial e disse estar pronto para disputar um lugar no time que vai à Copa.

— Estou muito feliz de fazer parte de uma grande conquista e de fazer as pessoas de Cabo Verde orgulhosas com nossa primeira Copa do Mundo. Eu tenho que dar tudo de mim no meu time, no Athletic, para estar na minha melhor forma, e aí veremos se eu serei convocado ou não. A decisão é do treinador — disse o atacante.

"Da minha parte, vou dar tudo de mim e espero estar lá no time que vai para a Copa do Mundo", afirmou.

Alessio defendeu a seleção holandesa nas categorias de base e obteve o passaporte do país africano em 2021. No ano seguinte, ele recebeu a primeira convocação por Cabo Verde. Ele fez quatro jogos pelos Tubarões Azuis.

Nas Eliminatórias, foi titular nas vitórias sobre Ilhas Maurício, em casa, e Angola fora. Além disso, ele entrou no decorrer da partida contra Ilhas Maurício como visitante e ficou como opção no banco de reservas no triunfo diante de Camarões, na antepenúltima rodada, em Cabo Verde.

Ns rodadas decisivas contra Líbia e Essuatíni, o atacante acabou ficando fora da lista. A ausência de Alessio da Cruz na lista de convocados de Cabo Verde chamou a atenção, já que o jogador havia aparecido nas últimas chamadas do técnico Pedro Leitão Brito, o Bubista.

Cabo Verde entra em campo no dia 13 de novembro contra o Irã pela semifinal da Copa Internacional Al Ain. Se vencer, enfrenta o ganhador de Egito x Uzbequistão. Em caso de derrota na semi, a equipe disputa o terceiro lugar contra o perdedor da outra chave.

Alessio da Cruz

Contratado em julho de 2025, Alessio da Cruz fez dez partidas pelo Athletic e anotou o primeiro gol pelo time mineiro na 30ª rodada da Série B, na vitória por 4 a 1 sobre o Operário-PR. Ele ainda não deu assistências.

Antes de chegar ao Esquadrão, Alessio estava no Fortuna Sittard-HOL, que disputa a primeira divisão holandesa. Ele tem rodagem por outros times da Europa, como Parma-ITA, Sheffield Wednesday-ING, e outras equipes da Itália, Holanda e Bélgica. Ele também jogou pelo Santos Laguna-MEX e vive a primeira experiência dele na América do Sul com a camisa do time mineiro.

Veja a lista de convocados de Cabo Verde para amistosos:

Goleiros: Bruno Varela (Al-Hazm-ARA), Josimar Dias 'Vozinha' (Desportivo Chaves-POR) e Márcio da Rosa (Montana-BUL).

Defensores: David Moreira (Sporting-POR), Edilson Borges (Al Bataeh-EAU), Ianique Tavares (Torrense-POR), Kelvin Pires (SJK-FIN), Ricardo Santos (Swansea City-ING), Sidny Cabral (Estrela da Amadora-POR), Steven Moreira (Columbus Crew-EUA) e Wagner Pina (Trabzonspor-TUR).

Meias: Aílson Tavares (Beitar Jerusalém-ISR), Deroy Duarte (Ludogorets-BUL), João Paulo Fernandes (FC Otelul-ROM), Jamiro Monteiro (Zwolle- HOL), Laros Duarte (Puskás FC-BU), Kevin Pina (Krasnodar-RUS) e Telmo Arcanjo (Vitória de Guimarães-POR).

Atacantes: Aléssio da Cruz (Athletic), Dailon Livramento (Casa Pia-POR), Garry Rodrigues (Limassol-CHP), Hélio Varela (Maccabi Tel Aviv-ISR), Heriberto Tavares (Maccabi Netanya-ISR), Nuno da Costa (Basaksehir-TUR), Ryan Mendes (Kocaelispor-TUR) e Willy Semedo (Omonia-CHP)