O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta terça-feira (18), duas coletas externas de sangue. As ações irão ocorrer das 9h às 16h, simultaneamente no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, e no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.
O objetivo das coletas itinerantes de sangue é descentralizar os serviços do Hemoal, facilitando o acesso dos voluntários que não podem se deslocar até os postos de coleta fixos. Além de Maceió, que dispõe das Unidades Trapiche e Via Expressa, o hemocentro alagoano conta com a Unidade Eldorado, em Arapiraca.
“Promovemos coletas externas como uma estratégia de captação de doadores voluntários de sangue. Com esta iniciativa, facilitamos o acesso à doação de sangue para os moradores do Sertão e Zona da Mata”, justificou o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.
Quem Pode Doar
O Ministério da Saúde (MS) estabelece os pré-requisitos para se candidatar à doação voluntária de sangue. Além de boa saúde, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos ou mais e apresentar um documento oficial e original com foto.
Os menores de 18 anos devem comparecer ao local de doação de sangue acompanhado de um responsável legal, com o respectivo documento oficial e original com foto. No caso dos voluntários acometidos por Aids, sífilis, doença de Chagas e hepatite após os 11 anos de idade, a doação de sangue é proibida definitivamente.
Com relação àqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou tenham colocado piercing, a doação de sangue é proibida por um ano.
Quanto às pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19, a doação de sangue só pode ser efetuada após 10 dias do fim dos sintomas.