Transferência de Veículo passar a ser 100% Digital em Alagoas
Procedimento pode ser feito, de forma inédita, entre pessoas físicas e pessoas jurídicas com total segurança; serviço é um dos mais procurados no Detran
Por Redação NN1 com Ascom Detran
03 de Dezembro de 2025 às 11:22
Imagem: Ascom Detran Alagoas
Como mais uma etapa do programa de digitalização dos serviços do Governo de Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) disponibilizou a transferência 100% digital de veículos, reduzindo burocracia, tempo e facilitando o acesso do serviço à população.
Agora, de forma inédita no Brasil, o procedimento pode ser feito, totalmente on-line, tanto entre pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Para iniciar o serviço, basta o usuário entrar no site do Detran/AL (detran.al.gov.br) e clicar no link da Transferência Digital de Veículo: https://www.detran.al.gov.br/conteudo/instrucoes-transferencia-digital.
A Transferência de Veículos é um dos serviços mais realizados pelo órgão. Com a digitalização, milhares de cidadãos são beneficiados, por ano, com a agilidade, facilidade e segurança de nível bancário. Para utilizar o serviço da Transferência Digital, o veículo precisa ter o documento no formato digital (CRV Digital), não possuir restrições judiciais ou administrativas, e todos os débitos devem estar quitados, como IPVA, taxas, licenciamento e multas. Confira o passo a passo de como vendedor e comprador devem proceder na hora de realizar a transferência de veículos:
• Etapa 1 – Acesso ao ambiente logado (vendedor e comprador)
Acesse o portal oficial do Detran Alagoas: www.detran.al.gov.br
Entre em Transferência Digital de Veículo pelo link institucional: https://www.detran.al.gov.br/conteudo/instrucoes-transferencia-digital e clique em “Iniciar o serviço”
- Faça login utilizando as credenciais da plataforma Gov.br com selo Ouro ou Prata
No caso de Pessoas Jurídicas, é obrigatório que o usuário seja o único representante apto da empresa na Receita Federal do Brasil.
• Etapa 2 – Comunicação de Venda Digital (vendedor e comprador)
O vendedor deve acessar o menu lateral esquerdo, selecionar “Meus Veículos” e escolher o veículo que será vendido o Em seguida, clicar na opção “Vender Veículo” para solicitar a emissão da ATPV-e.
O sistema solicitará o CPF ou CNPJ do comprador e o valor negociado o Após o envio, o comprador recebe a notificação e confirma a intenção de compra o Vendedor e comprador devem conferir os dados de endereço e realizar o reconhecimento facial o Após a confirmação das etapas, a Comunicação de Venda é registrada automaticamente no sistema do Detran/AL
• Etapa 3 – Início da Transferência Digital (comprador)
Após a conclusão da comunicação de venda, o comprador deve continuar o processo no ambiente logado emitindo a guia de transferência, realizando o pagamento e efetuando o agendamento da vistoria veicular
• Etapa 4 – Vistoria Presencial (comprador)
No dia e horário agendados, o comprador deve comparecer ao posto escolhido para realizar a vistoria presencial do veículo.
•Etapa 5 – Conclusão Digital (comprador)
Com todas as etapas validadas e os critérios atendidos, a transferência é concluída automaticamente.
O novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) fica disponível diretamente no ambiente logado, sem necessidade de deslocamentos adicionais ao Detran.
O novo processo é 100% seguro e rastreável, com as validações de documentações sendo feitas automaticamente, assim como prova de vida e autenticações bancárias.
Essa inovação garante mais agilidade ao serviço, e evita que as pessoas saiam de casa para reconhecer firma em cartório e enfrentem filas no atendimento presencial.
Últimas notícias
Polícia desarticula esquema de estelionato e lavagem de dinheiro em Alagoas envolvendo jogador do futebol europeu
Vasco vê lesão grave, e Piton deve ficar fora da semifinal da Copa do Brasil
Flamengo prepara investida para contratar Gabriel Brazão, do Santos
Polícia suspeita que assassinato de enfermeira em Maceió tenha ligação com prisão do marido
Presidente da Assembleia Legislativa do RJ é preso pela PF, suspeito de vazar informações sigilosas
Alta temporada deve injetar R$ 2,8 bilhões em Alagoas
Idosos têm nível de ocupação recorde com 8,3 milhões de trabalhadores
Mais de 8,6 milhões deixam pobreza no Brasil