Alagoas reduz em quase 40% valor de exame de aptidão física e avaliação psicológica para 1ª CNH
Lei com alteração nos valores das taxas do Detran Alagoas foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira
Por Redação NN1 com Ascom Detran-AL
31 de Dezembro de 2025 às 08:15
Imagem: Tiago Ranieri / Ascom Detran-AL
Pensando em tornar cada vez mais acessível o sonho das pessoas em conquistarem a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o governo de Alagoas publicou a lei que trata da redução dos valores cobrados pelas clínicas credenciadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), nesta segunda-feira (29).
Antes, os candidatos que sonhavam em ter a CNH precisavam pagar o valor de R$ 290,39 no exame de aptidão física e na avaliação psicológica. Agora, o valor total para os dois exames será de R$180, seguindo o que estabelece a Portaria nº 927, da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), de 12 de dezembro de 2025.
De acordo com Marco Fireman, diretor-presidente do Detran/AL, essa redução representa 38,01% no valor cobrado anteriormente.
“Trabalhamos durante todo o ano para melhor atender o povo alagoano, e deixar a CNH mais barata foi um dos objetivos do Detran Alagoas, em 2025. O programa CNH do Trabalhador e CNH Baixa Renda se tornaram realidade, e serão impulsionados pelo programa CNH do Brasil, tornando o acesso à CNH mais barato, para que mais pessoas possam tirar a 1ª habilitação, e conduzir um veículo de maneira mais segura”, disse o diretor-presidente.
Mototaxista e motofretistas
Além da mudança nos valores do exame de aptidão física e da avaliação psicológica, a Lei nº 9.777/2025, também trouxe a redução na taxa de alteração de características de veículo para mototaxistas, motofretistas, ciclomotores e cicloelétricos.
“Pensamos mais uma vez nos alagoanos que utilizam motocicletas como instrumento de trabalho. Já tínhamos feito a redução de 50% nessa taxa, e agora reduzimos ainda mais esse valor. É mais uma economia para os trabalhadores”, destacou Marco Fireman.
Mototaxistas e motofretistas também ficarão isentos de pagar as taxas de acesso a cursos especiais e referente à prova teórica para cursos especiais.
Últimas notícias
Criança de 3 anos morre afogada enquanto brincava em piscina no Sertão
Motoristas denunciam posto suspeito de vender combustível adulterado, em Arapiraca
Brasil cria 85,8 mil vagas de trabalho em novembro
China impõe restrições a importações de carne bovina em 2026
Etíope ultrapassa no fim e vence São Silvestre
Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º
Governo de Alagoas publica decreto com feriados e pontos facultativos para 2026
Dependência química: Rede Acolhe registra mais de 5 mil encaminhamentos para tratamento em 2025