Prejuízos com "gato" chegam a mais de R$ 300 milhões por ano em Alagoas
Polícia Científica e Equatorial firmam parceria para intensificar o combate ao furto de energia no estado
Por Redação NN1 com Ascom Polícia Científica
31 de Dezembro de 2025 às 09:43
Imagem: Reprodução
A Polícia Científica do Estado de Alagoas e a Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A. firmaram, na manhã desta terça-feira (30), um termo de cooperação técnica para fortalecer o combate ao furto de energia elétrica no estado. A iniciativa prevê perícias técnicas destinadas à identificação de procedimentos irregulares, subsidiando a apuração de infrações criminais, a responsabilização dos infratores e a reparação dos danos causados.
A cooperação surge diante do crescimento dos casos de furto de energia e da necessidade de quantificar e qualificar os prejuízos decorrentes dessas práticas ilícitas, avaliados em R$ 300 milhões por ano. A Polícia Científica será responsável pela elaboração de laudos periciais com descrição clara e objetiva dos procedimentos técnicos adotados, dos resultados das análises e das consequentes conclusões da perícia, com respostas a quesitos quando formulados pela autoridade requisitante.
Na avaliação da perita-geral Rosana Coutinho, o termo de cooperação terá papel fundamental na identificação de irregularidades e na garantia de provas técnicas irrefutáveis nos inquéritos policiais que apuram esse tipo de crime. A produção de laudos periciais técnicos assegurará a reparação integral dos danos e a efetiva responsabilização dos envolvidos.
As perícias serão feitas a partir de demandas previamente agendadas e específicas, direcionadas principalmente a consumidores de alta tensão e/ou de elevado consumo, conforme as necessidades identificadas pela Equatorial Alagoas. O foco principal será a identificação de procedimentos irregulares utilizados com a finalidade de furtar energia elétrica, prática chamada popularmente de “gato”.
O termo de cooperação prevê a criação de um Comitê de Acompanhamento e Monitoramento, formado por representantes da Equatorial Alagoas, da Polícia Científica de Alagoas, bem como por peritos indicados pelas partes. O grupo será responsável por avaliar o desempenho da cooperação, acompanhando as perícias, sugerindo melhorias e ajustes nos fluxos de trabalho, além de propor soluções e parcerias para ampliar a atuação pericial em demandas específicas e urgentes.
Para os representantes da Equatorial Alagoas, a assinatura do termo representa um marco institucional. Segundo o superintendente corporativo de Serviços Técnicos e Comerciais, Almir Menezes, o convênio fortalece o combate ao furto de energia no estado, contribuindo para a moralização do uso do serviço, o aumento da segurança da população e a modicidade tarifária.
“Essa parceria permite robustecer nossos processos, dar encaminhamento pericial para fins criminais e tratar de forma isonômica todos os clientes que cometerem irregularidades. O combate ao uso clandestino da energia é fundamental para garantir qualidade e conforto ao cidadão alagoano, além de possibilitar mais investimentos e maior arrecadação para o Estado, com reflexos diretos nas áreas de saúde e segurança”, destacou.
O chefe especial do Instituto de Criminalística de Maceió, perito criminal Charles Mariano, ressaltou que o convênio amplia o escopo de atuação do Instituto e fortalece a prestação de serviços à sociedade.
“O objetivo é trazer mais um serviço para a população alagoana, fornecendo provas materiais e técnicas que robustecem os inquéritos relacionados ao furto de energia elétrica. Assim, atendemos às necessidades do Estado, contribuímos para a melhoria da arrecadação e promovemos justiça baseada na verdade científica”, afirmou.
O acordo de cooperação terá vigência inicial de três anos, podendo ser prorrogado mediante a formalização de termo aditivo, conforme o interesse das partes. Participaram ainda da reunião o gerente tático de Gestão Comercial da Equatorial Alagoas, Marcelo Jordão; Jeron Trindade, da Superintendência Corporativa de Serviços Técnicos e Comerciais; e Ylmara Torres, executiva de Clientes Varejo.
Últimas notícias
Criança de 3 anos morre afogada enquanto brincava em piscina no Sertão
Motoristas denunciam posto suspeito de vender combustível adulterado, em Arapiraca
Brasil cria 85,8 mil vagas de trabalho em novembro
China impõe restrições a importações de carne bovina em 2026
Etíope ultrapassa no fim e vence São Silvestre
Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º
Governo de Alagoas publica decreto com feriados e pontos facultativos para 2026
Dependência química: Rede Acolhe registra mais de 5 mil encaminhamentos para tratamento em 2025