Gás do Povo: Casa de Direitos facilita acesso ao programa em Alagoas
Núcleo de Atendimento ao Trabalhador realiza cadastro gratuito e oferece atendimento humanizado à população
Por Redação NN1 com Ascom Seprev
10 de Fevereiro de 2026 às 09:01
Imagem: Augusto Costa / Ascom Seprev
A Casa de Direitos, presente em Maceió e Arapiraca, facilita o acesso da população ao Programa Gás do Povo, uma política pública federal que amplia o acesso ao gás de cozinha no Brasil. A casa, que pertence à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), é porta aberta para quem precisa desse serviço, viabilizando o cadastro gratuito por meio do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador.
O Programa Gás do Povo substitui o Auxílio Gás dos Brasileiros e garante a gratuidade na recarga do botijão de GLP (13 kg) em revendas credenciadas para mais de 15 milhões de famílias. Essa mudança garante que o benefício seja usado diretamente para proteger a saúde dos brasileiros e promover dignidade.
A assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, explica que, para ter direito ao benefício, a família deve atender aos critérios de elegibilidade e estar com o CadÚnico atualizado, sendo todo o processo de cadastro realizado gratuitamente na Casa de Direitos.
“A família precisa estar inscrita no CadÚnico, com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses, e ter renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo. A pessoa deve comparecer à Casa de Direitos com uma conta GOV ativa, mas, caso não tenha, nós realizamos a criação da conta e o download do aplicativo Gás do Povo. Após a aprovação do benefício, a família recebe um vale para a recarga gratuita do botijão, que pode ser utilizado nas revendas credenciadas”, afirma.
Além de reduzir o custo do gás, o Programa Gás do Povo assegura o acesso a direitos básicos como saúde e segurança alimentar. Ao oferecer o botijão gratuito, a iniciativa busca reduzir a dependência de combustíveis alternativos prejudiciais, como a lenha, e melhorar a qualidade de vida, especialmente de mulheres e crianças, que são as mais expostas aos riscos da poluição domiciliar e acidentes.
“O Programa Gás do Povo visa garantir mais segurança e dignidade às famílias, assegurando o acesso ao gás de cozinha, um item indispensável para qualquer residência. Ao facilitar esse acesso, o benefício contribui diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar das famílias, especialmente daquelas em situação de maior vulnerabilidade social”, completou Amanda Lima.
Últimas notícias
Polícia Civil apreende canetas emagrecedoras contrabandeados, em Capela
Incêndio destrói tradicional fábrica de fardamentos, no bairro Itapuã, em Arapiraca
Idoso de 90 anos que estava desaparecido é encontrado em área de difícil acesso, em Joaquim Gomes
Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença de 90 dias
Três kg de maconha são apreendidos pela PM durante patrulhamento em Maceió
Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro
Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta
Mulher integrante de organização criminosa interestadual é presa durante operação em Paripueira