A temporada 2025 ainda não acabou, mas o Vasco já prevê algumas saídas para o ano que vem. A prioridade será manter a base principal do elenco e resistir a propostas por jogadores titulares, principalmente Rayan. Mas há atletas que não vingaram na temporada e perderam espaço.
As saídas devem acontecer apenas ao fim do ano. No entanto, a maioria dos atletas que estão na lista de dispensáveis já está há algum tempo para sair do Vasco. Nomes como Mauricio Lemos, Oliveira e Jean David estão entre eles.
Contrato vencendo
Mauricio Lemos tem contrato até o fim do ano, que pode ser renovado por mais dois anos a partir de metas. No entanto, o uruguaio não caiu nas graças da comissão técnica de Diniz e atuou pouquíssimo em 2025. Foram apenas nove partidas em toda a temporada, número baixo para o zagueiro que chegou para ser titular da equipe no início do ano.
Paulinho é outro jogador que entrou em campo poucas vezes na atual temporada. O meia voltou de lesão na última rodada do ano passado. Apesar do número de 25 jogos em 2025, Paulinho só entrou em campo uma vez nos últimos quatro meses — ao sair do banco aos 41 minutos do segundo tempo, contra o Ceará. O jogador perdeu espaço no Vasco e não voltou ao nível de atuações de 2023. Com contrato até o dia 31 de dezembro, o meia tem a permanência praticamente descartada.
Jair também tem contrato até dezembro, mas, como se lesionou gravemente, o Vasco deve renovar o vínculo até o jogador se recuperar.
Negociados
Jean David tem contrato até o meio de 2026. O atacante chileno está na lista de negociáveis da direção desde o início do ano de 2025, mas não houve avanço em nenhuma conversa. Oliveira também atuou em poucas partidas na temporada e apenas preenche o elenco. O Vasco tem interesse na contratação de Cuesta e Robert Renan em definitivo e também tenta contratar um zagueiro reserva para o ano que vem.
O lateral-esquerdo Riquelme também não faz parte dos planos para 2026. É provável que o Vasco empreste o jogador ou tente a rescisão do contrato. Allan Vitor e Pablo, goleiros reservas, têm contratos até o fim de 2025. Eles não fazem parte dos planos do clube.
Quem também perdeu espaço em 2025 foi Victor Luís e Mateus Carvalho. O lateral tem a concorrência de Leandrinho na reserva de Lucas Piton, mas Puma Rodríguez virou o lateral-esquerdo na ausência de Piton. Já o volante tem a concorrência de Hugo Moura, Barros, Tchê Tchê e Thiago Mendes no setor. Cocão teve uma queda grande de rendimento em 2025, saindo de um jogador titular para uma das últimas opções no elenco.
Jogadores emprestados
Maxime e Sforza voltam ao Vasco em dezembro, mas não farão parte do elenco em 2026. Lucas Eduardo e Alexsander também. Maicon tem contrato até o fim do ano, então seguirá terá o empréstimo com o Coritiba encerrado e firmará um vínculo em definitivo com o clube paranaense.