
Órgãos estaduais se unem para combater bebidas adulteradas em Alagoas
Reunião visa regulamentar eventos realizados no Estado de Alagoas
Por Redação NN1 com Ascom Procon/AL
15 de Outubro de 2025 às 10:53

Imagem: Ascom Procon/AL
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Vigilância Sanitária Estadual (Visa/AL) se reuniram, em caráter preventivo, para combater a comercialização de bebidas adulteradas no estado.
Durante o encontro, os órgãos estaduais destacaram a necessidade de regulamentar eventos de caráter público ou particular em Alagoas, visando garantir a segurança do público e a procedência das bebidas comercializadas. Entre as medidas, ficou definido que organizadores e empresas responsáveis por eventos devem apresentar informações detalhadas sobre local, data, alvará de funcionamento e notas fiscais das bebidas que serão servidas, garantindo a transparência e evitando riscos à saúde.

O diretor-presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio, reforçou a importância da ação conjunta. “Nosso foco é agir antes que o problema aconteça. Com essa união entre os órgãos, queremos estabelecer regras claras para os eventos e garantir que a população esteja protegida de bebidas adulteradas e de possíveis riscos à saúde”, afirmou.
O secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, explicou que a iniciativa integra uma força-tarefa dos órgãos estaduais de fiscalização. “De forma geral, trata-se de uma ação conjunta entre os poderes de fiscalização do Estado, com destaque para as áreas fiscal e tributária, de vigilância sanitária e de defesa do consumidor. Estamos alinhando uma série de medidas e ações voltadas à proteção do cidadão alagoano”, afirmou.
As medidas vêm em resposta a casos recentes de adulteração de bebidas com substâncias perigosas, como o metanol, registrados em outros estados, que podem causar intoxicação, cegueira e até morte. O objetivo é prevenir que situações semelhantes ocorram em Alagoas, garantindo que todas as bebidas comercializadas ou servidas em eventos tenham origem comprovada e estejam dentro dos padrões legais e sanitários, protegendo os consumidores alagoanos. Vale lembrar que o Procon/AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias.
Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151, por mensagens via WhatsApp (82) 98883-7586 ou de forma presencial, mediante agendamento, pelo site: https:// ja.al.gov.br/login.
Últimas notícias

Polícia Civil deflagra Operação Curto-Circuito contra ferros-velhos que compram fios e cabos roubados, em Maceió
.jpg)
Detran-AL promove mutirão com 360 vagas extras para exames práticos no Agreste e Sertão

Brasileirão supera R$ 300 milhões em arrecadação com bilheteria e se aproxima de público recorde

MP denuncia Andrés Sanchez e diretor financeiro do Corinthians por três crimes

Flamengo tem lista de pendurados para enfrentar o Botafogo; Palmeiras é o próximo adversário

João Gomes se emociona ao reencontrar professora que o alfabetizou

São Silvestre terá medalha banhada a ouro velho para comemorar 100ª edição
.jpg)
Imagens de estudantes vão parar em site de conteúdo adulto e caso é investigado pela Polícia Civil em Feira Grande
