.jpg)
Governo anuncia programa que prevê R$ 170 milhões para equipar e qualificar guardas municipais
Segundo o Ministério da Justiça, recursos deverão ser investidos até 2027 em ações que vão desde a doação de armamentos não letais até cursos de capacitação dos agentes
Por Fábio Amato, TV Globo
22 de Outubro de 2025 às 14:37

Imagem: Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante coletiva de imprensa no Ministério da Justiça. (FOTO: Reprodução/ CanalGov)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (22) um programa que prevê medidas para fortalecer e melhorar a estrutura e o treinamento das Guardas Municipais.
A previsão é investir R$ 170 milhões, até 2027, em ações, como a doação de armas não letais e coletes, cursos de capacitação de agentes e o lançamento de editais para melhoria da gestão da segurança pública por prefeituras.
Lewandowski disse que a criminalidade é um fenômeno “pernicioso”, que se equipara a problemas como terrorismo, a crise climática e as guerras regionais.
Ele defendeu o investimento nas guardas municipais que, segundo ele, muitas vezes, atuam “sem recursos materiais e humanos”.
“Queremos formar com esse programa uma polícia municipal cidadã. Combater o crime, sim, com toda a sofisticação, mas é preciso que a gente desenvolva uma polícia municipal cidadã”, disse Lewandowski.
O ministério informou que, com as medidas, espera fortalecer a capacidade dos municípios beneficiados de fazer o planejamento e a gestão da segurança, além de valorizar os integrantes das guardas municipais.
“É a primeira etapa, a primeira experiência que levará a segurança para os municípios. Estamos falando de capacitação para gestão da segurança pública nos municípios, de capacitação das guardas municipais para exercer a guarda comunitária, e para a segurança nas escolas”, disse o secretário nacional de Segurança, Mário Sarrubbo.
A pasta informou que os objetivos do programa são:
- apoiar ações de prevenção e enfrentamento da violência, especialmente em territórios vulneráveis;
- promover a integração e a cooperação das guardas municipais com outras forças que integram o sistema de segurança pública; e
- assegurar que a atuação das guardas municipais aconteça considerando os procedimentos e protocolos sobre uso da força.
Últimas notícias
.jpg)
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de tentativa de homicídio em São José da Tapera

Senado aprova gratuidade para bagagem de mão em voos

Com a presença de bolsonaristas, Ciro Gomes se filia ao PSDB e associa PT à corrupção

Palmeiras está em Quito para enfrentar LDU nesta quinta-feira

Flamengo x Racing: o primeiro jogo da Libertadores

Odair Hellmann faz pedido curioso à diretoria por renovação com o Athletico

Depois da apresentação do novo CT do Bahia, Grupo City mira Fonte Nova

Alagoas já registra apreensão de duas toneladas de drogas em 2025
