.jpg)
Secretaria de Educação abre inscrições para curso de elaboração de projetos voltado a povos tradicionais
Capacitação visa fortalecer a capacidade de indígenas, quilombolas, ciganos e integrantes de comunidades de matriz africana na execução de projetos culturais
Por Redação NN1 com Ascom Secult
22 de Outubro de 2025 às 11:52

Imagem: Divulgação
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) abriu as inscrições para o Curso de Elaboração de Projetos destinado aos povos tradicionais, dentro das ações do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Alagoas. Formação é voltada a indígenas, quilombolas, ciganos e integrantes de comunidades de religiões de matriz africana.
A capacitação será ministrada por Jonathan Silva, doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS), mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Ufal) e especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Mercado (USP). O curso tem como foco principal fortalecer a capacidade de elaboração, gestão e prestação de contas de projetos culturais, garantindo maior autonomia e acesso qualificado aos mecanismos de fomento da PNAB em 2025.
Segundo o instrutor, o conteúdo foi pensado para atender às necessidades específicas dos povos tradicionais, promovendo transparência, sustentabilidade e valorização da diversidade cultural no contexto das políticas públicas de cultura.
A formação será totalmente online, com encontros realizados entre 27 de outubro de 2025 e janeiro de 2026, sempre das 18h às 20h, abrangendo módulos sobre elaboração de projetos culturais, planos de trabalho, orçamentos, portfólios e prestação de contas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://cuca.al.gov.br/cursos_2025/show.php.
O secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Milton Muniz, destacou a importância da iniciativa como parte da política do Governo de Alagoas de democratizar o acesso às políticas culturais.
“Esse curso é um passo fundamental para garantir que os povos tradicionais de Alagoas tenham condições reais de acessar os editais e os recursos da PNAB. Estamos trabalhando para que cada comunidade possa transformar sua experiência cultural em projetos estruturados, com autonomia e sustentabilidade. É assim que fortalecemos a cultura viva e diversa do nosso estado”, afirmou Milton.
Confira a programação completa abaixo:
1. Elaboração de Projetos Culturais
Objetivo: Estruturação de um projeto: objetivos, justificativa, metodologia, plano de trabalho, orçamento e contrapartida
Datas: 27 e 31 de outubro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
2. Plano de Trabalho
Objetivo: Definição de metas e indicadores de impacto; Uso de ferramentas para organização do plano de trabalho; e Comprovação e utilização das cotas
Datas: 3 a 7 de novembro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
3. Elaboração de orçamento
Objetivo: Noções básicas de orçamento e precificação; e Planejamento financeiro para projetos culturais
Datas: 10 e 14 de novembro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
4. Elaboração de Portfólio
Objetivo: Como apresentar experiências e comprovar atuação cultural; e Uso de ferramentas para organização de portfólio
Data: 24 de novembro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
5. Resumo Geral e Tira Dúvidas
Data: 28 de novembro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
6. Prestação de contas
Objetivo: Noções básicas de prestação de contas; Documentação e transparência na prestação de contas, e Relatórios de execução do objeto e de execução financeira
Data: Janeiro de 2026
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
Últimas notícias
.jpg)
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de tentativa de homicídio em São José da Tapera

Senado aprova gratuidade para bagagem de mão em voos

Com a presença de bolsonaristas, Ciro Gomes se filia ao PSDB e associa PT à corrupção

Governo anuncia programa que prevê R$ 170 milhões para equipar e qualificar guardas municipais

Palmeiras está em Quito para enfrentar LDU nesta quinta-feira

Flamengo x Racing: o primeiro jogo da Libertadores

Odair Hellmann faz pedido curioso à diretoria por renovação com o Athletico

Depois da apresentação do novo CT do Bahia, Grupo City mira Fonte Nova
